Como desproteger planilha no Excel

Na maioria das vezes, nossas planilhas contêm informações sigilosas ou algumas informações que não podem ser alteradas. Para resolver este problema, é muito comum proteger as planilhas com senha. Entretanto, às vezes pode acontecer de o usuário da planilha esquecer qual é a senha! Como provavelmente o trabalho é muito complexo para ser refeito ou até mesmo pode ter sido feito por outra pessoa, nos perguntamos se há algo que pode ser feito neste caso, para desproteger uma planilha no Excel.

Existe sim uma solução para este caso. Ela é simples, de certa forma rápida para implantar e explora uma falha de segurança do Microsoft Office. Vamos então ao passo a passo para desproteger a planilha.

1.        Pressione Alt + F11 para abrir a janela de criação de código VBA, como mostrado abaixo:

1 - destravar planilha excel

2.        Em seguida, clique com o botão direito na sua planilha e depois em “Exibir código”:

ANÚNCIO

2 - desproteger planilha excel

3.        Na janela que abriu, copie e cole o código abaixo:

Sub DesprotegerPlanilhaAtiva()

Dim i, i1, i2, i3, i4, i5, i6 As Integer, j As Integer, k As Integer, l As Integer , m As Integer, n As Integer

On Error Resume Next

For i = 65 To 66

For j = 65 To 66

For k = 65 To 66

For l = 65 To 66

For m = 65 To 66

For i1 = 65 To 66

For i2 = 65 To 66

For i3 = 65 To 66

For i4 = 65 To 66

For i5 = 65 To 66

For i6 = 65 To 66

For n = 32 To 126

ActiveSheet.Unprotect Chr(i) & Chr(j) & Chr(k) & Chr(l) & Chr(m) & Chr (i1) & Chr(i2) & Chr(i3) & Chr(i4) & Chr(i5) & Chr(i6) & Chr(n)

If ActiveSheet.ProtectContents = False Then

MsgBox “Planilha desprotegida com sucesso!!!”

Exit Sub

End If

Next

Next

Next

Next

Next

Next

Next

Next

Next

Next

Next

Next

End Sub

4.        Salve seu trabalho e clique no botão “Executar”, no alto da janela:

3 - desbloquear planilha excel

 

5.        Agora é aguardar a execução. Pode ser que demore bastante, dependendo do tamanho e complexidade da senha que está sendo quebrada. É normal aparecer a mensagem “(Não está respondendo”), dado a impressão que o Excel está travado; ele não está. Espere até o final da execução da macro em VBA que desprotege a planilha.

4

Isto pode aparecer e não significará que o Excel travou!

6.        O trecho de código em VBA MsgBox “Planilha desprotegida com sucesso!!!” fará que uma mensagem aparece na sua tela quanto esta tarefa estiver concluída.

 

Estes 6 passos descritos acima mostram como desprotegemos uma planilha quando esquecermos ou não soubermos a senha. Entretanto, em alguns casos, pode acontecer também de a planilha estar travada logo na abertura, sendo impossível abrir o arquivo sem a senha. Neste caso, o procedimento que devemos fazer é outro mais complicado e exige um pouco mais de sorte e investimento para termos sucesso. Programas como o encontrado no site http://www.lostpassword.com/vba.htm servem para desbloquear o arquivo logo na abertura.

O código fonte para este artigo está disponível originalmente em http://www.hardware.com.br/comunidade/desproteger-planilha/299297/

 

ANÚNCIO