Como Criar Gráficos Dinâmicos no Excel

Uma boa e adequada visualização de dados é tão importante quanto o tratamento e a manipulação dos mesmos. Em algumas situações, poderíamos dizer que é mais importante. Visualizar os dados por meio de gráficos é como “vender o seu peixe” da melhor forma possível. Sabemos que o Excel é excelente para criar gráficos estáticos. No artigo de hoje vamos aprimorar nossa técnica de visualização e trabalhar com gráficos dinâmicos, ou seja, gráficos onde podemos mudar a visualização no momento em que precisarmos.

Vamos trabalhar com a nossa base de dados com as notas dos alunos em algumas disciplinas (mesma que trabalhamos no artigo “Como criar filtro avançado no Excel”).

criar gráficos dinâmicos - tabela

Para criar os gráficos dinâmicos, vamos seguir as seguintes etapas:

  • Vamos selecionar os campos DISCIPLINA e NOTA, para construirmos nosso primeiro gráfico dinâmico;

  • Antes de plotar nosso primeiro gráfico, vamos modificar os valores do campo NOTA. Como padrão, o Excel apresentará a SOMA de todos os valores. Vamos mudar para MÉDIA, nas “Configurações do Campo de Valor”;

  • Neste ponto, nossa tabela que será base do nosso gráfico dinâmico deverá estar como a da figura abaixo:

  • Como temos informações categóricas não distribuídas no tempo, vamos trabalhar com um gráfico de barras. Para isso, basta ir na aba INSERIR, clicar em “Gráfico Dinâmico” e escolher a opção “Colunas agrupadas”;

Até este ponto, pode parecer que estamos trabalhando com gráficos estáticos. Mas é a partir de agora que podemos explorar as vantagens dos gráficos dinâmicos. Note que, no gráfico inserido, temos os filtros dos campos DISCIPLINA e NOTAS (destacados em amarelo), que foram as bases para a tabela dinâmica.

Assim, basta explorar esta funcionalidade, assim como fizemos com os filtros diretamente na tabela, para ter o maior proveito dos gráficos dinâmicos. Por exemplo, no campo DISCIPLINA, vamos selecionar dinamicamente apenas dos valores “Matemática” e “Física”.

Veja que, de maneira muito prática, seu gráfico foi alterado, permitindo uma visualização mais interativa. Esta é a razão deles serem chamados gráficos dinâmicos.

Indo um pouco além, vamos acrescentar um novo campo com as informações dos alunos. Veja que, dinamicamente, o gráfico será alterado como abaixo.

Este é o grande potencial de uso dos gráficos dinâmicos no Excel. Podemos trabalhar as informações em tempo real em reuniões ou apresentações, tornando o conteúdo mais interessante e mais favorável à apresentação do seu trabalho, projeto ou relatório.