Google+

Série Elaborando um Dashboard no Excel – Artigo 1

dashboard excel

Um “dashboard” é apenas um painel onde você pode apresentar os dados de uma empresa, de um site, de um evento, ou de qualquer coisa que queira, fazendo isso de uma forma que possa ser entendida por todos, desde um simples comprador numa loja até um alto executivo de multinacional.

Embora essa definição pareça simples, não é tão simples assim elaborar um dashboard, escolhendo as informações que são relevantes e que serão entendidas por todos. Os dashboard tornam-se, então, uma imagem da situação que se quer demonstrar, resumidamente, utilizando um grupo de dados que, de outra forma, precisariam de uma análise muito mais aprofundada por parte de profissionais e seriam ininteligíveis para leigos.

Neste tutorial de introdução estamos mostrando alguns exemplos que poderão ser feitos, para que você tenha exatamente aquilo a que se propõe o dashboard: mostrar visual e claramente uma determinada situação.

Como começar um dashboard?

dashboard-ex1

Modelo de Gráficos de Dashboard

O primeiro passo necessário para a elaboração de um dashboard é saber quais dados devem ser mostrados e que poderão comparar resultados para a tomada de decisões dos gestores empresariais.

Naturalmente, o foco de um dashboard deve ser áreas específicas em que algo está deixando a desejar, se isso for tratado dentro de uma empresa, embora possa também refletir o sucesso de setores ou movimentos, quando se trabalha com marketing.

Desta maneira, neste primeiro tutorial sobre o assunto, vamos saber um pouco mais sobre os dashboard e suas principais características para, futuramente, podermos explanar o passo a passo para sua elaboração.

O que podemos utilizar num dashboard?

.

3 - desempenho dashboard excel

 Modelo de Tabela de Dashboard

Na elaboração de um dashboard devemos ter em conta o que se pretende com ele. Pode ser para demonstrar o crescimento da empresa, pode servir como comparação de índices e dados, pode também demonstrar quais pontos devem ser melhor trabalhados para melhorar a situação geral da empresa.

Tudo isso deve ser feito para que o dashboard reflita instantaneamente a situação dos dados atuais, então é necessário que se trabalhe também com tabelas dinâmicas que busquem dados atualizados e possam automaticamente refleti-los no painel que estamos montando.

Assim, a ideia básica é transformar os diversos relatórios disponíveis em um único painel, que deve estar sincronizado com a base de dados.

Ferramentas que podem ser utilizadas no dashboard

4 - painel dashboard excel

Modelo de Painel de Dashboard

Não basta apenas conhecer o Excel e suas funções gerais, disponíveis nas guias padrão. Para se elaborar um dashboard, devemos conhecer também outras ferramentas que o Excel disponibiliza, estudá-las a fundo e saber aplicar, principalmente as fórmulas, para que nos tragam as informações coerentes.

Veja algumas ferramentas e conhecimentos necessários para criar um bom dashboard:

  • Conhecimento de fórmulas para consolidar os dados;
  • Tabelas de dados (com aplicação do raciocínio lógico para a busca daqueles necessários ao dashboard);
  • Formatação de tabelas e gráficos, para que sejam visualmente inteligíveis e que ressaltem as informações;
  • Saber que tipo de gráfico pode espelhar a situação que se pretende mostrar, adaptando-o à melhor visualização;
  • Trabalhar com validação de dados;
  • Conhecer a guia Desenvolvedor do Excel, onde poderão ser aplicados recursos do Visual Basic;
  • Combinação de cores para ressaltar a sua visualização.

Este foi o primeiro de muitos artigos que serão postados sobre este tema, aguarde e continue acompanhando o Excel Prático para ficar por dentro da sequência, se você quiser ser informado quando forem lançados os novos artigos então siga as nossa páginas

Facebook: Clique Aqui! 

Google+: google.com/+Excelpratico

Ou se inscreva no site  baixando o nosso Mini Curso gratuito, te espero, até lá!

.

email
Updated: 29/01/2015 — 11:01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excel Prático © Todos os direitos reservados. 2014 - 2016