Google+

Planilha de Controle de Vendas – (Download)

Para elaborar uma planilha de vendas é necessário, primeiro, você saber exatamente o que vai controlar com a referida planilha. Basicamente, todas possuem o mesmo formato, mas ela pode ser direcionada para diversos objetivos.

download

Podemos criar uma planilha elaborada comparando o planejado e o realizado, podemos criar uma planilha que contenha vendas a prazo com os cálculos devidos para cobrança de juros e a divisão em parcelas, ou podemos, num pequeno comércio, trabalhar com uma planilha que apenas apresente valores de vendas calculando a comissão de vendedores e fazendo um resumo para a mesma.

Neste artigo vamos mostrar como montar uma planilha mais simples, onde queremos apenas o cálculo de comissões diferenciadas para vendas à vista ou a prazo, com o respectivo resumo mensal.

Montando a planilha de vendas

Primeiro precisamos criar o cabeçalho, para saber quais informações queremos colocar na planilha. Aqui, vamos inserir em cada coluna os títulos devidos: Data, número do documento (Nota), Histórico (mercadoria vendida), Valor (total), condição de pagamento (V para vista e P para prazo), Desconto, valor Líquido, nome do Vendedor, percentual de Comissão e Valor da Comissão.

1 - planilha de vendas

Seu próximo passo é formatar cada coluna com o formato necessário, para que não tenha que repetir o processo na hora de inserir os dados. Você deve formatar a Data no formato que desejar, a Nota como Número Geral, as colunas de Valor, Líquido e Valor da Comissão como Moeda e as colunas Desconto e % Comissão como Percentual. O processo é simples: clique no nome da coluna com o botão direito e escolha Formatar > Número.

2 - planilha controle de vendas

Como próximo passo, vamos formatar com cores cada coluna, podendo você escolher as cores que achar melhor. O colorido das colunas facilita a inserção de dados, alertando automaticamente quem está trabalhando com a planilha, evitando erros de digitação. Lembre-se que as colunas estão formatadas de forma diferente e a inserção, por exemplo, de um percentual numa coluna de valor vai mostrar logo o erro de digitação.

Deixe a última linha para os cálculos de vendas e comissões, você vai precisar disso para conferir. Como detalhe visual, faça a mesclagem centralizada da primeira linha em todas as colunas da planilha e da linha Totais nas três primeiras, que não utilizam valores para somas.

3 - acompanhamento de vendas

Criando fórmulas na planilha de vendas

Agora, vamos às primeiras fórmulas. Você vai precisar ter o total de vendas, o total de valor líquido e o total de comissões. Assim, na última linha da planilha, escolha a função SOMASE para cada uma dessas colunas e selecione as linhas acima dela para que busque esses valores.

Veja abaixo como fica a fórmula e, tracejado em azul, as células contidas na fórmula SOMASE.

4 - controle diário de vendas

Vamos supor que a empresa oferece sempre um desconto de 5% quando a venda é à vista, e nenhum desconto quando é a prazo. Você pode criar uma fórmula que faça automaticamente esse cálculo, simplesmente especificando se a condição de venda.

Vamos usar, para isso, a função SE, estabelecendo a condição de que, se a venda for à vista, o desconto será de 5% e, se a venda for a prazo, nenhum desconto, ou ZERO. Feita a fórmula na primeira célula da coluna Desconto, é só copiar para todas as outras da mesma coluna.

5 - planilha de vendas completa

Agora vamos procurar o valor líquido, se houver algum desconto. Na coluna Líquido, escreva a fórmula que aparece na figura abaixo. Ela é simples: você vai pegar o valor da venda (D3) e deduzir o valor do desconto (D3*F3). Utilizando as regras matemáticas, é claro, já que o Excel respeita essas regras.

6 - controle de vendas

Vamos complicar um pouquinho a função SE na coluna % Comissão só para que você veja que o Excel possibilita diversas maneiras de se criar fórmulas. Aqui, vamos estabelecer que, se a venda for à vista e houver na coluna E a letra V, de Venda à vista, a comissão do vendedor é de 10%; se houver a letra P, de Venda a prazo, a comissão será de 5% e, finalmente, se não houver nada, também não vai aparecer nada nesta coluna.

Para que nada apareça na coluna, é só colocar como último argumento um espaço em branco, entre aspas (“  “). Preste atenção também nos parênteses: é preciso colocá-los sempre que houver novo argumento e fechar com o mesmo número de parênteses abertos na fórmula.

Veja a função SE estendida, utilizando mais de um argumento:

7 - planilha vendas 2

Agora, veja a última fórmula da planilha: o cálculo da comissão do vendedor. Como deixamos a planilha % Comissão em branco, o Excel não é capaz de reconhecer e retorna um erro de valor (#VALOR!). Se deixarmos a fórmula simplesmente como multiplicação do Líquido vezes o % Comissão e nesta coluna nada houver, o Excel não reconhece.

Recorremos, então, novamente à função SE, estabelecendo o critério de mostrar ZERO se na coluna % Comissão nada houver, e calculando, se houver algum número:

8 - vendas

Sua planilha de controle de vendas está pronta. Agora, é só fazer os lançamentos. Você vai lançar a Data, a Nota, o Histórico, o Valor e o nome do Vendedor. O resto o Excel faz para você, inclusive o total da planilha.

9 - vendas 2

Esta planilha é apenas um modelo que pode ser utilizado como exemplo. Desta podemos montar outra, resumindo todos os cálculos de comissões dos empregados e valores de vendas de itens, separadamente.

CLIQUE AQUI para acessar a página de download de todas as planilhas disponíveis.

.
email
Updated: 11/02/2015 — 20:50

8 Comments

Add a Comment
  1. Sou representante de uma empresa no ramo de café, compro e revendo.
    Minhas vendas estao dentro das minhas espectativas, mas quero me tornar independente e abrir minha própria presa, gostaria muito de obter suporte para aprimorar, e obter melhor controle , obrigado

  2. Paulo Roberto Galvani

    São Paulo 29 de Novembro de 2015

    Prezado Sr.

    Me interessei por este curso gratuito para me capacitar profissionalmente por estar me ingressando na área de administração de vendas.

    Sem mais mui atenciosamente

    Grato

  3. Excelente site, parabéns mesmo.

    Essa planilha de controle de vendas não está disponível para download? Consegue verificar pois não está aparecendo.

    1. Olá amigo!

      Na página de download de planilhas (http://excelpratico.com/modelos-planilhas/) está com o nome de “Acompanhamento de Vendas”

  4. Leandro Moreira

    Muito boa as suas planilhas, tem me ajudado muito. Porém ao baixar a planilha de cadastro de clientes, a mesma vem protegida por senha, assim não conseguimos modificar nada. Vocês podem me informar qual seria essa senha por favor. Desde já agradeço por tudo.

  5. tenho ficado as últimas semanas todas lendo seu blog e achei muita
    informação boa.

  6. Parabéns pela iniciativa de liberar pequenos modelos que dão enfâse em ajudar muito no dia a dia quero muito depois fazer um módulo de excel avançado, pois é de suma importância no dia a dia.
    Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excel Prático © Todos os direitos reservados. 2014 - 2017