Google+

Planilha de Cadastro de Clientes e Fornecedores

Especialmente para você que precisava de uma ajuda para cadastrar e gerenciar seus clientes e/ou fornecedores criamos uma planilha de cadastro de clientes e fornecedores para atender às suas necessidades. A planilha apresenta algumas utilidades como:

  • Células formatadas para valores como cnpj, cpf e cep;
  • Filtro para ordenar resultados de uma busca por qualquer campo/coluna;
  • Busca com apenas um clique por fornecedores ou clientes por “Tipo de Contato” ou “Ramo de Atividade” escolhido, em uma caixa de opções dinâmica;
  • Planilha de configurações para salvar dados úteis de sua empresa e atualização do título das planilhas ao informar o nome da Empresa;

A nossa planilha de Cadastro de Clientes e Fornecedores é separada em 3 partes: Clientes, Fornecedores e Configurações.

 

Configurações

É uma planilha (aba) para você cadastrar as informações de sua empresa e facilitar o acesso quando precisar de alguma delas. Além, de trocar automaticamente o nome do cabeçalho das três planilhas, quando colocar um valor para a informação “Empresa” ou este for alterado.

Fornecedores

É uma planilha (aba) para você cadastrar as informações referente aos seus fornecedores sendo eles empresa ou pessoa física, e os localizar posteriormente.

 

Clientes

É uma planilha (aba) para você cadastrar as informações referente aos seus clientes sendo eles empresa ou pessoa física, e os localizar posteriormente.

Como utilizar a planilha de Cadastro de Clientes e Fornecedores

 

Inserir novo registro

 

À cada novo cadastro será necessário ir até a última coluna do último cadastro e pressionar a tecla “tab” para descer uma nova linha para o preenchimento de um novo registro. Segue uma simulação:

Passo 1. O último cliente cadastrado é o cliente com o código 2, portanto navegue na linha do cliente 2 até sua última coluna (coluna “Observações”) e com ela selecionada pressione a tecla “tab”.

Passo 2. Note que uma nova linha foi inserida abaixo. Basta agora preencher os dados do novo registro aproveitando das formatações já configuradas para esta tabela.

Desta forma, manteremos a mesma formatação para todas os novos registros e aproveitaremos por exemplo das formatações para CPF, CNPJ, Data de nascimento as quais foram criadas para esta tabela da planilha.

 

Apagar um registro

 

Passo 1. Selecione uma célula qualquer na linha do registro que deseja excluir e com o botão direito sobre escolha: Excluir – Linhas da Tabela.

Pesquisar um registro através de filtros na tabela

 

Passo 1. Escolha qualquer coluna e clique sobre o ícone “seta para baixo” ao lado do título da coluna. Abrirá um diálogo onde você poderá escolher se deseja filtrar os resultados por ordem alfabética crescente ou descendente ou mesmo começar a digitar parte do valor ao qual deseja buscar. No exemplo, realizamos uma busca por cidade digitando parte do nome da cidade Bauru.

Em seguida o filtro será aplicado. Os registros que não corresponderem ao resultado serão ocultados conforme abaixo (registro da linha 8 ocultado) e o ícone da seta ao lado do título “Cidade” indica que foi realizado um filtro.

Obs.: Para desfazer a filtragem, basta clicar sobre o ícone do filtro realizado e escolher a opção “Limpar Filtro …”.

Pesquisar um registro por “Tipo de contato” ou “Ramo”.

 

Utilizar de filtro nos rótulos de uma tabela (títulos) é muito útil e os utilizamos anteriormente. Numa planilha de Cadastro de Clientes e Fornecedores isso não é diferente, ter estes filtros em forma de botões criados dinamicamente conforme inserimos novos registros é melhor ainda, certo?

Passo 1. Na caixa suspensa “Ramo”, selecione uma de suas opções para listar apenas os registros que corresponda a este ramo. O mesmo pode ser feito para a caixa suspensa “Tipo de Contato”.

Neste caso filtramos por ramo pelo valor “Telefonia” e por tipo de contato pelo valor “Empresarial”.

Obs.: Ambas as caixas suspensas podem ser combinadas para uma busca melhor e para desfazer o filtro de uma delas, basta clicar no ícone “funil” na caixa correspondente.

 

A Planilha Cadastro de Clientes e Fornecedores é uma planilha bem simples de utilizar, porém bem completa em recursos. Ela é uma solução completa para uso imediato, mas, nada impede que você possa realizar alterações nela para adequar ainda mais as suas necessidades.

Para BAIXAR a planilha de Cadastro de Clientes e Fornecedores CLIQUE AQUI

Se esta planilha foi útil para você faça comentários, sugestões e compartilhe este artigo para que possamos avaliar o quão este tipo de artigo é importante para você nosso leitor ou o que podemos melhorar.

email
Updated: 19/07/2017 — 21:08

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excel Prático © Todos os direitos reservados. 2014 - 2017