Google+

Planilha Avaliação de Desempenho – Colaboradores

A avaliação de desempenho dos colaboradores é uma das grandes ferramentas que as empresas possuem atualmente para verificar como cada um deles está indo em seu trabalho e em sua postura profissional.

  • Para ir direto para a página de download da planilha, Clique Aqui!
  • Se você procura Avaliação de desempenho de alunos, Clique Aqui!

A avaliação de desempenho sempre é feita pelo setor de recursos humanos, acompanhado do superior hierárquico do colaborador, e trata-se de assunto confidencial, tratado apenas entre o superior e o profissional responsável pela captação de dados, permanecendo em poder do setor de recursos humanos, integrando a ficha de empregado.

Assim, a avaliação de desempenho deve ser feita individualmente, apresentando as condições passadas e atuais de cada pessoa que trabalha na empresa, que procura trabalhar para que a atuação desse empregado possa ser sempre melhorada, através de cursos, de treinamentos, palestras e de acompanhamento, quando necessário.

São diversos os itens que integram uma avaliação de desempenho, e podem ser adaptados de acordo com cada empresa. Vamos estudar uma planilha que possa nos dar essa avaliação, seguindo alguns critérios:

01-Avaliação

Temos nesta planilha, do lado esquerdo, a identificação do empregado e a pontuação conseguida em cada um dos itens verificados. No lado direito, na parte inferior, os critérios de avaliação e, na parte superior, gráficos que assumem automaticamente as informações da planilha.

Vamos montar essa planilha, passo a passo:

O primeiro quadro é simples, só precisamos criar os campos, mesclando algumas colunas para melhor apresentação, e colocar os dados individualmente. Os campos, aqui, não possuem qualquer fórmula:

02-Avaliação

Para a indicação dos conceitos obtidos, criamos o seguinte quadro:

03-Avaliação

Neste quadro, a única fórmula que criamos é a média, obtida trimestralmente. Para isso, basta inserir na linha 20, Média, a fórmula referente a esse cálculo: SE(E8=0;” “;MÉDIA(E8:E19)), copiando-a para as outras colunas.

Vamos explicar melhor essa fórmula: se simplesmente colocarmos como Média, pedindo ao Excel que faça essa conta entre os campos selecionados e não tivermos nenhum número nos campos, o Excel me fornecerá um resultado que ignora: =#DIV/0! e isso quer dizer que ele não entendeu. Utilizando a fórmula SE e aplicando-a a qualquer campo que poderá ser zerado, deixando em branco se for zero, o Excel não irá inserir nada na Média, quando não houver números acima.

04-Avaliação

Veja a figura: não havendo números nas competências, nem gráfico teremos. A ficha estará em branco para ser usada em qualquer avaliação e período.

Montando os gráficos

Vamos agora preencher a avaliação do primeiro trimestre para que possamos montar o gráfico referente a essa avaliação:

05-Avaliação

Para a montagem do gráfico de competência, selecione toda a área em dourado, incluindo aí de B8 a E19, e clique em Inserir > Outros Gráficos. Escolha o Gráfico de Rosca para isso.

06-Avaliação

Você terá, na mesma planilha, o gráfico com os dados desse primeiro trimestre:

07-Avaliação

É claro que este gráfico não estará formatado, você precisa, com o botão direito do mouse, criar a formatação que melhor desejar.

Com o gráfico pronto, e acrescentando os dados do segundo trimestre, você terá esse mesmo gráfico com os dados acrescidos:

08-Avaliação

Aqui, tanto o setor de recursos humanos quanto o supervisor, já podem ter uma visão da evolução do empregado, verificando isso também no gráfico.

Para o gráfico de Médias, escolha Inserir > Colunas e proceda da mesma maneira, selecionando as informações que precisa para o gráfico de Médias e formatando o seu gráfico da maneira que desejar:

09-Avaliação

No mesmo arquivo você pode copiar essa planilha e trabalhar com todos os empregados.

Clique Aqui! para fazer o download da planilha.

email
Updated: 15/01/2016 — 05:27

4 Comments

Add a Comment
  1. Essa planilha esta muito boa parabens.

  2. Obrigado! Parabéns!

  3. Planilha de grande utilidade, além de fácil explicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excel Prático © Todos os direitos reservados. 2014 - 2016