Planilha Consumo de Energia Elétrica

Você já se perguntou como é calculado o consumo de energia elétrica em sua casa? E já pensou em ter uma planilha de consumo de energia que faça esse cálculo para você?

Pois neste artigo você vai entender como tudo funciona e no final poderá baixar a Planilha de Consumo de energia gratuitamente. Então vamos lá… A principal maneira de medir o consumo de eletricidade é com a unidade de medida elétrica “watt\hora”.

Iluminação e eletrodomésticos comuns, como unidades de ar condicionado, computadores e sanduicheiras, são todos produtos que requerem eletricidade para funcionar. Um watt (W) é uma medida dessa energia elétrica e cada um desses produtos domésticos deve ser marcado com uma classificação de watt para indicar seu consumo.

Os eletrodomésticos mais comuns de propriedade dos consumidores incluem um selo de conformidade, que é usado para indicar a quantidade de energia elétrica que o produto em particular requer para funcionar corretamente. Para colocar isso em perspectiva, uma lâmpada poderia ter uma classificação de 40 watts, uma sanduicheira poderia ter uma classificação de 600 watts e um ar condicionado poderia ter uma classificação de 1000 watts.

 

Fórmula da Planilha de Consumo de Energia

 

Multiplicar os watts pela duração de seu uso oferecerá a quantidade total de eletricidade consumida. A medida padrão de consumo de eletricidade é a quantidade de watts gastos durante o período de uma hora, que também é conhecido como watt-hora. Isso significa que, se uma lâmpada de 40 watts ficar ligada por uma hora, ela consumirá 40 watts\hora (Wh) de eletricidade.

 

Quando as pessoas recebem uma conta de energia elétrica, ela registra o número de quilowatts-hora (kWh) consumidos durante o mês pelo domicílio. Um quilowatt\hora são 1000 watts\hora, o que significa que usar um ar-condicionado de 1000 watts por uma hora consumirá 1 kWh de eletricidade. Esse consumo total é usado para calcular o preço de uma fatura de energia, que é entregue aos clientes mensalmente. A concessionaria de energia elétrica define o valor em R$ do quilowatt\hora (kWh) e esse valor é multiplicado pelo total de quilowatt\hora (kWh) consumido pela sua residência no mês.

Não se preocupe se você não entendeu nada até aqui, pois a Planilha simuladora de consumo de energia fará todos estes cálculos para você.

A planilha de consumo de energia vem preenchida com as potências comuns de alguns equipamentos eletrodomésticos mais utilizados. Você pode alterar esse valor, caso saiba o valor real da potência do seu equipamento, ou pode mantê-lo e usa-lo para encontrar um valor aproximado de consumo.

Deve preencher também a quantidade dos equipamentos listados e caso possua outros que não foram considerados na planilha de consumo de energia, considerar como o item “outros”.

Preencha o custo do kWh (valor encontrado na conta de energia elétrica), a quantidade de dias, horas e minutos que os equipamentos funcionam durante o mês. A planilha de consumo de energia irá fornecer os valores de consumo individual de cada equipamento e o valor total, em reais (R$) e quilowatts\hora (kWh).

Você pode baixar a planilha de consumo de energia elétrica entre outras gratuitamente na página de download CLICANDO AQUI

Se você gostou deste artigo e tem curiosidade em outros assuntos relacionados à elétrica, visite o site www.aprendendoeletrica.com

email