Google+

Planilha Cálculo de Preço de Produto

Algumas vezes queremos criar um produto para vender e nos perguntamos, qual o valor irei cobrar por este produto? Foi pensando nestas pessoas, sejam elas artesãos, lojistas ou produtores que esta planilha foi desenvolvida. A planilha para “cálculo de custos de produto” ou “Cálculo de preço de produto” servirá como um guia para você colocar seus investimentos em matéria-prima, impostos, aluguel, luz, água e seu lucro sobre o produto.

Ao utilizar a planilha tenha em mente que ela foi elaborada baseado em valores mensais para que você mensure a produção mensal, os gastos fixos (aluguel, luz, gás, etc.) do seu local de trabalho e sua pretensão de ganho.

1 - planilha calculo de custos

Vamos lá! Temos os campos das matérias-primas, onde anotará o que comprou para criar seu produto, a quantidade, valor unitário e total destes. No final das linhas de materiais tem um campo que irá calcular o custo total com os materiais.

2 - planilha calculo de custos

Em seguida teremos algumas tabelas separadas: Horas Trabalhadas, Custos Fixos, Imposto Pago, Comissões Total e a Margem de Lucro.

Horas Trabalhadas

Informe o salário pretendido para realizar o cálculo do valor da hora de trabalho. O cálculo realizado é a divisão do salário por 220 horas, supondo uma jornada de 44 horas semanais

3 - planilha calculo de custos

Custos Fixos

Aqui deve informar os gastos fixos que sempre se repetem todos os meses, gastos que não variam muito, como por exemplo a energia, água, internet, etc. de seu local de trabalho.

4 - planilha calculo de custos

É importante lembrar aqui de não misturar os gastos pessoais com o do local de trabalho caso seu local de trabalho seja em sua casa, pois é um grande erro que muitos cometem e pode levar a falência do seu negócio.

Impostos

Um trabalhador legal paga impostos ao governo por seu produto vendido, então não esqueça de incorporá-los aqui.

5 - planilha calculo de custos

Comissões

Coloque aqui os custos de comissões pagos a algum funcionário, marca, representante, etc.

6 - planilha calculo de custos

Margem de Lucro

Aqui é onde você colocará o lucro que espera ganhar independente de comissões, impostos, custos, etc.

7 - planilha calculo de custos

O Cálculo Final

Agora é a hora de colocarmos os valores que irão compor o preço do nosso produto. Lembrando que são valores unitários, pois queremos saber qual é o valor de um produto apenas. Prosseguindo, dos valores unitários é importante saber a origem de alguns:

Custo matéria prima/peça – Cálculo do custo total com matéria-prima (tabela matéria prima) dividido pela quantidade produzida (quantidade de produtos/mês mencionada em na tabela custos fixos) com estes materiais.

Custos fixos – Foi realizado o cálculo na tabela “Custos fixos” para dividir o gasto mensal e dividir pela quantidade produzida e obter assim um equilíbrio no gasto conforme a produção. Este valor unitário obtido será incluído no cálculo final.

8 - planilha calculo de custos

Soma-se os custos mais os impostos sobre os custos numa fórmula “custos+(custos*(impostos))” resultando no tão esperado “Valor a ser cobrado”.

9 - planilha calculo de custos

Esta planilha de custo de produto servirá como um guia para a precificação de produtos dos mais variados tipos, sendo necessário apenas variar as matérias-primas ou outros produtos utilizados para sua confecção de acordo com sua necessidade. Não esquecendo de mencionar as porcentagens que serão embutidas na venda do seu produto e os gastos mensais fixos.

Para adquirir a planilha de Cálculo de Custos de Produto Clique Aqui!

Você sabia que também temos algumas planilhas gratuitas prontas para download? Para conhecê-las clique aqui!

Este artigo foi útil para você? Gostaria de sugerir alguma planilha a ser criada? Entre em contato conosco e envie sua sugestão para contato@excelpratico.com

email
Updated: 22/02/2016 — 15:48

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excel Prático © Todos os direitos reservados. 2014 - 2016