Google+

Identificar Valores Repetidos / Duplicados

No artigo de hoje vamos entender como identificar valores repetidos e ou duplicados numa tabela. Não são raras as situações em que precisamos ou queremos identifica-los e, por exemplo, excluir estes valores.

Podemos trabalhar com estes valores repetidos ou duplicados de duas maneiras. A primeira é aplicando a formatação condicional para identificar quais são estes valores. A segunda é realmente removendo estes valores, com a opção de “Remover Duplicatas”.

Vamos supor que temos uma lista de valores como a mostrada abaixo:

1 - identificar valores repetidos excel

São 18 valores e, dentre eles, vários repetidos. Primeiramente, utilizando a formatação condicional vamos identifica-los. Selecionamos todos os valores e vamos ao menu da página inicial, selecionamos a opção “Formatação Condicional”.

2 - excluir valores duplicados

Em seguidas, vamos na opção “Realçar Regras das Células” e depois em “Valores Duplicados”.

3 - excluir valores repetidos

Na janela que se abriu, escolha a opção como mostra a imagem abaixo.

4 - valores duplicados

 

Pronto. Sua tabela terá todos os dados duplicados realçados como abaixo.

5 - valores formatados excel

Repare que os valores 20 e 17 não possuem nenhuma repetição, por isso não foram formatados.  Agora vamos remover os valores duplicados, deixando apenas os valores únicos e distintos. Selecione seus dados e, no menu “Dados”, escolha a opção “Remover Duplicatas”.

6 - remover duplicatas excel

Na janela aberta, veja que a coluna H está selecionada. De “Ok” e veja o resultado.

7 - remover duplicatas 2

Uma janela nos avisa que 11 valores duplicados foram encontrados e removidos, restando apenas 7 valores exclusivos restantes.

8 - valores removidos

9 - valores filtrados

Os comandos vistos neste artigo são importantes quando precisamos, por exemplo, encontrar nomes de pessoas, produtos ou lugares (por exemplo) distintos, presentes em uma lista com grandes volumes de dados. Trabalhar com os valores distintos pode ser muito útil juntamente com a função PROCV por exemplo. Até o próximo artigo.

 

email
Updated: 17/10/2014 — 15:16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excel Prático © Todos os direitos reservados. 2014 - 2017