Google+

Função SUBTOTAL

 

No artigo de hoje trazemos o uso da função SUBTOTAL no Excel. Apesar de seu nome (e uso) parecer simples, existem alguns tipos de aplicações que gostaríamos de destacar aqui no Excel Prático.

Como o próprio nome sugere, a função SUBTOTAL permite que você faça operações parciais em uma tabela de dados. Além disso, podemos usá-la via fórmula com a sintaxe

SUBTOTAL(núm_função, ref1, ref2, …)

ou através do menu Dados. As duas utilizações proporcionam resultados diferentes. Vamos aprender na prática.

Suponha que você tenha uma tabela que contém algumas informações sobre as vendas mensais de uma empresa, como mostramos abaixo:

1 - fução subtotal tabela

 

Vamos entender como funciona a função SUBTOTAL. O primeiro argumento, núm_função, é um número de 1 a 11 que corresponderá à uma determinada função, descrita na tabela abaixo.

2 - função subtotal no excel

 

Ou seja, podemos facilmente acessar qualquer uma dessas 11 funções passando apenas um número como argumento. O próximo argumento, ref1, refere-se à coluna que queremos utilizar.

Assim, vamos criar uma célula que faça referência à qualquer uma das funções e, ao digitar o número nela, o resultado seja o cálculo desejado na coluna Total de nossa base de vendas. Veja pela figura que digitamos o número da função na célula B16 (poderia ser direto na função, mas apenas estamos tentado fazer de um modo mais elegante) e, utilizamos a função SUBTOTAL para alguma operação na coluna K, que se refere ao total de vendas de cada vendedor.

3 - função subtotal aplicação

 

Como você pode perceber, seu uso é simples mas traz muita agilidade na geração de relatórios.

A outra opção para se trabalhar com SUBTOTAL no Excel é através do menu Dados. Selecione sua tabela e vá em Dados e depois em SUBTOTAL.

4 - incluindo a função subtotal

 

A janela a seguir aparecerá:

5 - subtotais

 

Vamos entender o que significa. Primeiro temo a opção “A cada alteração em” que é onde escolheremos o campo que queremos saber as informações. Vamos manter Data. Na opção “Usar função”, podemos escolher uma daquelas 11. Vamos manter a Soma. Já em “Adicionar subtotal a” nós escolhemos a coluna que contém o valor que queremos manipular. Vamos dar ok e veja como sua tabela mudou.

6

Destacamos em amarelo as alterações, que foi a inclusão do SUBTOTAL para a soma de cada mês, assim que houvesse alteração na data (foram as configurações que fizemos acima).

 

Vamos agora, descobrir a média de vendas por região. Para isto, basta configurar o SUBTOTAL como mostramos abaixo:

7

Veja como ficará nossa planilha:

8

Treine as outras opções para consolidar a utilização desta função muito útil. Até o próximo artigo!

 

email
Updated: 02/10/2014 — 16:04

1 Comment

Add a Comment
  1. Grande Tchê!

    Mais um belo artigo tu é o cara fico feliz que tenha sucesso com esse seu site, mais do que merecido, segue um linkizinho para me dar uma força rs http://metodoexcel.com.br/excel-minha-vida/

    Um forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excel Prático © Todos os direitos reservados. 2014 - 2017