Google+

Função SOMASE / SOMASES Como e Quando Utilizar

A função SOMASE do Excel é uma das ferramentas mais utilizadas por todos os que fazem o controle financeiro através de planilhas e, embora seja tão útil, ainda é pouco conhecida dos neófitos em Excel.

Através da função SOMASE você pode “dizer” ao Excel o que ele deve buscar, onde ele deve procurar e o que você precisa, deixando que ele faça automaticamente as somas e lhe traga os resultados. Para isso, basta fornecer os critérios de forma correta.

Vamos ver como utilizar a função SOMASE em algumas de suas aplicações:

  • Somar utilizando termos específicos

Uma das alternativas para que você utilize critérios para a função SOMASE pode ser o termo utilizado numa planilha, que deve ser somado em outra planilha. Vamos ver no exemplo:

Veja com atenção: a planilha da esquerda é o movimento do caixa e ali estão dispostos, por ordem de data, todos os lançamentos feitos. O que você precisa é fazer o resumo desses lançamentos, colocando na planilha da direita a soma distribuída, para saber quanto se vendeu à vista, quanto se recebeu, etc. A mesma coisa é feita com as saídas de dinheiro. Para isso, vamos ver a função SOMASE.

1 - somase

Mantenha o mouse na célula da coluna TOTAL, em frente a Vendas à Vista e procure, na barra de funções a função SOMASE:

2 - somase

No quadro da função você vai estabelecer os critérios. Assim, o intervalo que você procura e que deve conter o critério, neste caso é a coluna Discriminação. Você vai querer saber o total de vendas à vista da planilha de origem. Para isto, basta selecionar todos os itens da coluna Discriminação.

Em seguida, no espaço Critérios, você vai escrever o que quer que o Excel busque para lhe dar o resultado. Você quer Vendas à vista. Escreva isto, entre aspas, para que o Excel entenda que se trata de um texto.

Logo após, no espaço Intervalo de Soma, selecione na coluna Entrada todos os valores, desde o primeiro ao último.

O Excel irá buscar na planilha tudo que esteja na coluna Entrada e cujo critério seja Vendas à vista, apresentando automaticamente o resultado.

Para copiar essa mesma fórmula para as linhas abaixo é simples: com a célula da fórmula selecionada, aplique o F2, mantendo a fórmula disponível para alterações, e, nos dados escolhidos, acione F4. O Excel irá entender que todas as marcações com F4 deverão ser copiadas como estão:

3 - somase

Agora, é só mudar o texto em cada uma das fórmulas copiadas:

4 - somase

  • Somar utilizando célula de referência

Quando se trata de uma planilha que possui os mesmo termos da outra, você não precisa escrever o texto que busca entre aspas. Para isso, é muito mais fácil buscar a célula de referência para a soma que precisa e incluí-la na fórmula SOMASE. Neste caso, você só precisa prestar atenção que os termos da nova planilha sejam exatamente iguais aos que você está buscando. Para o Excel, um pingo é erro.

Veja como vai ficar a fórmula utilizando a célula de referência:

5 - somase

Aqui você não precisou escrever o critério. Como o texto da coluna Saídas é exatamente igual ao texto que você busca na planilha de lançamentos, basta citar a célula que você quer como critério para busca de valores.

Nesta fórmula, o critério é a célula G11, “Pagamento de empregados”, texto que não precisou ser escrito. Verifique o restante da fórmula e veja que as outras células estão acionadas para serem copiadas, enquanto na G11 você não utilizou o F4. Assim, quando você copia a fórmula, a única alteração vai ocorrer nesta célula, que será copiada como G12, G13, e assim por diante, criando automaticamente o seu resumo:

6 - somase

Desta forma, você consegue ter um resumo prático e fácil de tudo que precisa.

A função SOMASE presta-se a muitas variáveis, que podem ser amplamente aplicadas. Se você pretende saber quais foram os valores maiores que um qualquer, basta acrescentar o que deseja nos critérios. Se você pretende valores que estejam entre dois valores distintos, também isso é possível.

Neste artigo nos limitamos a mostrar apenas duas possibilidades de utilização. Mas voltaremos ao assunto, aprofundando as facilidades que a função SOMASE pode lhe dar no tratamento de dados.

Quanto à função SOMASES (Nascida a partir do Microsoft Excel versão 2010), esta pode ser considerada um “upgrade” da função SOMASE, ela faz a mesma função, porém possui um número ilimitado de condições e critérios.

Veremos mais sobre isso em um próximo artigo, até lá!

.
email
Updated: 11/03/2015 — 16:36

2 Comments

Add a Comment
  1. ola pessoal,
    Eu estou tentado fazer uma coisa e até aora no consegui..
    Eu tenho uma tabela de tres colunas (Matricula, kilometros inicial, kilometros final)
    E tenho outra tabela com duas colunas(destino, kilometro)
    E ainda tenho uma so para introduzir dados, por exemplo: digito a matricula e aparece os kilometros que o carro tem, digito o destino e aparece os kilometros ate ao destino, até aqui tudo bem..
    Eu queria mesmo era que cada vez que introduzisse um destino, ele somasse os kilometros do destino aos kilometros do carro.

    Alguem me consegue ajudar?

  2. Marcos Augusto de Oliveira

    Olá Bruno,

    Me envia a planilha para que eu possa te ajudar

    Sds

    Marcos Augusto
    marcos.controller@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excel Prático © Todos os direitos reservados. 2014 - 2016