Google+

Criar uma Previsão no Excel 2016

Previsão de tendências do Excel 2016

 

O que é o novo recurso Previsão?

 

O novo recurso realiza cálculos com ajuda de formulas para prever valores futuros usando dados existentes baseado em tempo e a versão do AAA do algoritmo ETS (Suavização Exponencial).

Caso você tenha dados históricos baseados em tempo, você pode usá-los para criar uma previsão. Quando você cria uma previsão, o Excel cria uma nova planilha com uma tabela de valores históricos e previsões, além de um gráfico para sua representação.

Você pode utilizar a previsão para prever, por exemplo:

  • Vendas futuras;
  • Previsão de estoque ou consumo;
  • Quantidade de acessos e ativo de clientes em seu site ou blog.

 

Criar uma Previsão com o Excel

 

Para ilustrar nosso exemplo, vamos imaginar que temos um trabalho em tempo integral e nos momentos de folga realizamos trabalhos freelance. Então, vamos montar uma previsão de ganho com este trabalho, pois, estes valores serão significativos em nosso orçamento familiar. Assim tem-se uma ideia de qual valor podemos acrescentar à nossa renda ativa todo mês sem medo de não ter este dinheiro.

Lembro que é apenas uma ilustração. Você poderá trabalhar utilizando seus próprios critérios.

 

Passo 1. Abra o Excel e monte uma tabela com os valores que você já possui conhecimento em ordem cronológica, conforme a tabela abaixo.

1-tabela

Neste exemplo, não foi utilizado o formato de moeda, nem mesmo casas decimais. Mas, pode ser utilizado sem problemas. Inclusive, caso tenha casas decimais nos valores, o gráfico terá uma linha de forma mais serrilhada devido as alterações decimais caso seja o gráfico de linhas.

 

Passo 2. Selecione toda a tabela com as informações a serem montadas pela previsão e clique em “Planilha de Previsão” localizado na guia “Dados”.

2-selecao-e-planilha-de-previsao

Passo 3. Informe a data até quando pretende ter uma previsão e clique em “Criar”.

3-criar-planilha-previsao

Perceba que no gráfico os dois menores valores são 600 e o ponto máximo é o valor de 1200. Ele gerou uma média segura em torno de 800 e uma variação para menos e para mais prevendo uma tendência de crescimento ou decrescimento. Porém, como a tendência é crescente, até mesmo nas previsões os valores tendem a crescer.

 

Passo 4. Após o uso do recurso “Previsão”, teremos uma nova tabela e um gráfico como a ilustração abaixo.

4-escolhendo-grafico-barras

Note que na primeira linha foi incluído filtros para as colunas. Isto é feito automaticamente possibilitando ordenação pela coluna. Também foram preenchidos apenas as células referente a previsão, considerando como primeira célula a última referente aos já existentes – no caso o valor 600 da data 01/06/2016.

 

Personalizando a previsão

 

Personalizando o gráfico gerado

Após a criação do gráfico você pode personaliza-lo. Basta seleciona-lo e clicar nos botões com símbolo de:

  • +” para acrescentar ou remover elementos gráficos;
  • pincel” para alterar cores ou utilizar alguns temas prontos;
  • funil” visualizar partes separadas de elementos do gráficos e seus respectivos dados.

5-personalizar-grafico

Alterando o tipo de gráfico e opções de previsão

São dois os tipos de gráficos gerados durante a criação da planilha de previsão: gráfico de linhas e gráfico de barras.Estes são alternados de acordo com a escolha dos dois botões no canto superior direito.

Após o campo “Término da Previsão”, você pode clicar em “Opções” para mais opções de personalização da previsão como por exemplo:

  • Indicar o início da previsão
  • Você pode desmarcar o “Intervalo de Confiança” caso não queira que ele apareça, sendo assim no gráfico terá apenas a linha de previsão, sem os dois intervalos.

6-opcoes-previsao

Como vimos este novo recurso é muito útil para se criar uma previsão de forma rápida. Poderíamos no lugar do recurso previsão ir colocando uma fórmula para média dos meses anteriores e teríamos uma estimativa, ou até mesmo com ajuda da função FORECAST.ETS que é utilizada pelo recurso Previsão. Mas, o recurso já oferece de forma automática todo este trabalho, inclusive a geração do gráfico, portanto, não convém este trabalho todo, certo? Portanto, use e abuse dos novos recursos do Excel 2016.

Logo acima citei a função FORECAST ela é em português PREVISÃO.ETS.

email
Updated: 15/07/2016 — 17:54

1 Comment

Add a Comment
  1. Muito bom o curso. Usarei em minhas aulas de Matemática.
    #PorUmaMelhorEducação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excel Prático © Todos os direitos reservados. 2014 - 2017