Google+

Contagem regressiva no Excel

O Excel tem uma funcionalidade muito interessante para que você não se perca na contagem de datas. Você pode calcular a contagem de dias, estabelecendo previamente uma data e ter o resultado automático. Isso é importante, por exemplo, na contagem de dias de um contrato de experiência de empregado, quando devem ser contados exatamente 90 dias, e não três meses. Ou em outras necessidades, como cálculo de juros de pagamento de faturas atrasadas, que também estabelecem dias, e não meses, e os dias sempre têm 30 ou 31 dias, com a única exceção de fevereiro, que pode ter 28 ou 29 dias, a cada 4 anos.

Para resolver essa complicada questão de calendário, que nunca foi resolvida pelas organizações responsáveis, que se limitam a cumprir tradições, vamos ver como podemos calcular os dias, com as fórmulas do Excel:

Calculando os dias entre duas datas

Se você quer calcular o intervalo de dias entre duas datas, pode simplesmente colocar as datas que desejar em duas células diferentes. Veja na imagem:

01 Contagem

A célula C3 tem a data final que você precisa e a célula C2 contém a data inicial. Como você pode ver, a fórmula é apenas a subtração de uma célula da outra. A diferença entre as duas datas é de 38 dias.

Calculando os dias a contar sempre do dia atual (hoje)

O cálculo anterior é muito fácil, mas existem ocasiões em que precisamos manter nossa contagem atualizada. Assim, se precisarmos contar dias a partir de uma determinada data, mantendo sempre sua contagem, podemos nos valer da fórmula HOJE, que também não tem segredo nenhum.

Quando você procura, na barra Inserir Função, pela fórmula HOJE, você tem a seguinte janela:

02 Contagem

Basta clicar em OK para ter a data atual. Antes, porém, você terá a informação de que se trata de uma fórmula volátil, isto é, ela se altera de acordo com o que está ocorrendo no momento. Assim, amanhã, a data será a data de amanhã, e não a de hoje. Ela será alterada conforme o dia em que estamos.

03 Contagem

Utilizando esta ferramenta do Excel, a mesma fórmula de subtração que você usou no exemplo anterior, poderá usar aqui, mantendo a contagem dos dias sempre atualizada, sem precisar interferir.

Contando dias, horas e minutos

O Excel pode também detalhar o que precisamos, contando, além dos dias, as horas e os minutos, e tem uma fórmula específica para isso. Trata-se do AGORA. Quando eu peço ao Excel para me dar o AGORA, ele diz exatamente em que hora e minutos estou, fazendo constantemente a atualização. Escreva a fórmula numa célula qualquer e veja o resultado:

04 Contagem

Se você ainda duvida disso, espere passar um minuto e vai ver que o Excel realmente atualiza o tempo com esta fórmula.

Usando a fórmula DIAS360

Outra fórmula que você pode usar, se não quer a subtração, é a fórmula DIAS360. Veja na figura abaixo o que podemos fazer:

05 Contagem

Podemos ver que, entre a data inicial e o dia que marcamos como HOJE, passaram-se exatamente 80 dias. Veja agora, acionando o Inserir Função, como funciona a fórmula DIAS360:

06 Contagem

Ao contrário das fórmulas HOJE e AGORA, que não precisam de argumentos, a fórmula DIAS360 pede que você coloque a data inicial e a data final, como podemos ver na figura acima. O resultado será o número de dias entre uma data e outra, da mesma maneira que fazemos quando usamos a subtração.

Esta é uma maneira simples de se fazer cálculos de dias utilizando as fórmulas do Excel, mas podemos aprimorar ainda mais os detalhes de uma contagem de tempo, de dias, de horas, de dias úteis e outros. Mas isso vai ficar para outro tutorial, onde teremos a oportunidade de conhecer a fórmula DATADIF, uma ferramenta que mostra a lógica matemática, o pilar central do EXCEL.

email
Updated: 21/03/2015 — 17:56

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excel Prático © Todos os direitos reservados. 2014 - 2017