Google+

Conheça as novidades do Excel 2016

A Microsoft divulgou a versão preview do Office 2016 no último mês de maio. Vamos, neste artigo, mostrar as principais novidades que foram incluídas no Excel, já que este é o assunto que nos interessa.

O Office 2016 já está disponível para Mac, mas ainda não tem data prevista para o Windows, o que vai deixar ainda muita gente esperando. Como até agora não foi oficialmente lançado, pode ser que novas funcionalidades sejam inseridas até o seu lançamento definitivo, bem como poderão ser alteradas algumas das funções já divulgadas.

Nova janela inicial

Excel 01

Na nova janela do Excel é o usuário quem vai definir a cor, além das já tradicionais cores disponíveis, como o branco, o cinza escuro e claro. A janela apresentará a cor verde na faixa do aplicativo, enquanto que o Word usará o azul e o PowerPoint o laranja.

Pesquisa no programa

Excel 03

Na faixa de opções, o Excel 2016 apresenta também uma nova funcionalidade, que pode ser considerada uma pesquisa, permitindo que o usuário digite o que deseja fazer no Excel para que ele apresente os recursos compatíveis com a busca. Trata-se, portanto de um auxiliar de primeira qualidade, que vem aprimorar o Excel, dando possibilidade de novas descobertas no seu uso.

Outro recurso que veio para ficar é o Power Query, antes apenas um suplemento adicional, que exigia a ativação pelo usuário. Agora não é mais necessário buscar e ativar o Power Query, um excelente resultado do trabalho de equipe da Microsoft. Para utilizar esse recurso, era preciso ter o Office Professional Plus instalado no computador e, com a versão Office 365 Home Premium o Power Query já vem habilitado dentro da guia Dados.

Previsão de tendências

Excel 02

Um recurso que também impressiona no Excel 2016 é a criação de planilhas para prever tendência de dados, acompanhando as informações dadas ao Excel. Através desse recurso você poderá fazer uma previsão de dados futuros, baseando-se nos dados informados, criando uma situação da tendência do mercado para o que precisa, o que equivale dizer que, numa empresa, a criação de metas será muito mais prática, seja para vendas ou produção.

Integração com o OneDrive

Excel 04

Não só para o Excel, mas para todo o pacote Office, outra novidade é a integração com o OneDrive. Agora, como padrão, todos os arquivos do Excel, assim como do Word e do PowerPoint, passam a ser armazenados na plataforma de nuvem da Microsoft. Com isso, o Outlook vai começar a enviar os documentos em anexo para o OneDrive também, eliminando esses arquivos de e-mails e permitindo o envio de arquivos de até 10 GB.

O Excel 2016 vai dar aos usuários a possibilidade de acessar qualquer um dos documentos salvos no OneDrive para fazer modificações ou alterações, ou mesmo apenas para consulta. Essa integração também irá fazer com que as modificações sejam feitas em tempo real em documentos partilhados com outras pessoas, uma tarefa já conhecida no Google Drive. O recurso, por enquanto só está disponível para o Word, mas a Microsoft informa que está utilizando a aplicação também para o Excel.

email
Updated: 10/08/2015 — 18:03

3 Comments

Add a Comment
  1. Celso Ricardo

    Ótimas novidades. Seria interessante aproveitar a oportunidade e fazer um exercício com o Power Query, não é mesmo, já que essa novidade vem para ficar.

  2. Olá, Celso. Já foi publicado no ExcelPratico matérias sobre o PowerQuery. Já conferi e é bem fácil de iniciar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excel Prático © Todos os direitos reservados. 2014 - 2017