Google+

Como criar filtro avançado no Excel

 Trabalhar com dados não significa apenas realizar manipulações e cálculos para definir indicadores. Saber como identificar os dados mais relevantes e como fazer a correta visualização também é uma etapa fundamental, que não podemos deixar de aprender. Uma boa maneira de fazer isso no Excel é utilizando o filtros, que nos permite filtrar os dados por ordem alfabética ou apenas um tipo de seleção, e se quisermos ter mais flexibilidade e controle durante a visualização dos dados, a melhor opção é o Filtro Avançado.

Vamos começar o nosso exemplo com a figura abaixo. Para inserir um filtro básico, basta selecionar as colunas desejadas, ir na aba DADOS e clicar em Filtro. Um botão com uma seta aparecerá ao lado de cada célula, indicando que o filtro já foi criado.

filtro avançado tabela

Quando clicamos no filtro, uma série de opções nos é mostrada. Elas podem variar de acordo com o tipo de dado da coluna (textual ou numérico). Por exemplo, ao clicar no filtro da coluna DISCIPLINA (coluna E), temos as seguintes opções:

filtro avançado - filtro de texto

  • Classificar de A a Z ou de Z a A -> permite ordenar alfabeticamente os dados;
  • Classificar por cor -> permite fazermos ordenações sequenciais do tipo: classificar primeiro a coluna DISCIPLINA e depois a coluna ALUNO. Esta ação classificará na ordem escolhida as disciplinas e, mantendo esta ordenação, classificará a coluna ALUNO. Veja na figura abaixo:

filtro avançado - classificar

  • Filtros de Texto -> é onde queremos chegar. Aqui podemos criar um filtro avançado, personalizando para termos de maior controle em nossa informação. Como a coluna DISCIPLINA possui apenas textos, aparece esta opção “Filtros de Texto”. Caso fosse selecionada a coluna NOTA, teríamos a opção “Filtros de Número”.

Vamos entender primeiro como funciona os filtro avançado de texto. Suponha que o diretor da escola queira saber quais foram os alunos aprovados (nota maior ou igual a 7) apenas nas disciplinas Filosofia e Física. Para isto, vamos filtrar apenas as disciplinas que comecem com a letra “F”. Para isto, vá às opções de “Filtros de Texto” e escolha a opção “Começa com…”

Filtro avançado - filtros de texto

 

Na janela de personalizar filtro, escolha a opção “começa com” e digite no campo ao lado a letra “F”.

5

 

Após pressionar o botão Ok, nossa tabela ficará da seguinte forma:

6

 Um detalhe interessante dos filtros em Excel é o fato deles serem cumulativos, ou seja, podemos criar um filtro de cada vez e eles vão se acumulando, até chegar ao resultado desejado, e não é diferente com o filtro avançado, assim, dentro do filtro que já criamos, vamos trabalhar agora com um filtro numérico. Na coluna NOTA, vamos selecionar apenas os alunos que obtiveram nas disciplinas Filosofia e Física nota maior ou igual a 7. Para isto, no “Filtro de números” da coluna NOTA, escolhemos a opção “É maior ou igual a…”.

FIltro avançado - filtros de número

 

Novamente, na janela de personalização do filtro, escolhemos o número 7, como vemos na figura abaixo.

8

Logo, o resultado de nossa planilha agora é:

9

 

O relatório para o Diretor da escolha está pronto. Temos as duas Marias da turma e o Jonas aprovados nas duas disciplinas. Basta copiar os dados e realizar a entrega. Para desfazer os filtros basta, na aba dados, clicar em limpar. Sua planilha voltará ao estágio original. Como vimos, existem diversas outras opções para utilizar o filtro avançado. Além de ser uma ferramenta poderosa, o Excel é bastante intuitivo, a maioria dos nomes dos filtros já nos ajuda a entender qual é sua funcionalidade principal.

 

email
Updated: 25/09/2014 — 12:29

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Excel Prático © Todos os direitos reservados. 2014 - 2016